casa com sistema fotovoltaico instalado, para demonstrar as vantagens e desvantagens da energia solar

Com o constante aumento da energia elétrica e com as altas taxas pagas, é necessário buscar alternativas para diminuir os gastos com este insumo!

O Brasil está no ranking dos países com as maiores taxas de energia elétrica do mundo. Apesar de estar ciente  que o valor cobrado por este insumo é alto, é praticamente impossível evitar o uso deste artifício ao longo de nossa vida, pois praticamente tudo que utilizamos no nosso cotidiano é movido a eletricidade.

Sendo assim,  algumas tecnologias passaram a ser desenvolvidas a fim de ajudar a suprir a demanda por energia e reduzir a conta de luz no fim do mês..

Dito isso, algumas soluções podem ser adotadas a fim de promover a economia de energia elétrica, e uma delas é a implementação de fontes de energias alternativas, como a energia solar. O sistema de energia solar é um dos mais conhecidos e eficientes meios de gerar energia, e o motivo é simples: sua fonte de energia é o sol, umas das mais abundantes fontes de energia renovável do mundo.

Diante disso, ajudamos você a entender quais as vantagens e desvantagens da energia solar. Interessado? Continue conosco que ajudaremos você a entender melhor os prós e contras!

Entenda as vantagens e desvantagens da energia solar

O uso de energia solar é um dos sistemas mais eficientes e viáveis para ser utilizado.

Sendo assim a geração de energia própria, pode propiciar grande economia com energia elétrica, reduzindo os gastos mensais.De acordo com a ABSOLAR ( Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o mercado de energia solar é bastante relevante na economia brasileira, estando presente em 95% dos 5.570 municípios do país.

Partindo disso, explicaremos um pouco sobre as principais vantagens e desvantagens do uso desse tipo de energia.

 

Vantagens da energia solar

Fonte de energia sustentável e gratuita

A geração de energia solar é uma das mais vantajosas, pelo simples motivo que utiliza-se da mais abundante fonte de energia disponível no mundo, o sol.Por este motivo o sistema de geração de energia solar é um dos mais procurados, visto que sua fonte de energia é gratuita e farta, tornando-o um dos sistemas mais eficientes.

 

A energia solar é renovável

Uma das vantagens do uso da energia solar é que sua fonte de geração é renovável. Isto é, está sempre disponível para uso, sem que se esgote. Sendo o Brasil um país tropical, está exposto praticamente o ano inteiro a radiação solar, sendo capaz de gerar grande volume de energia sem custo algum.

 

Não gera ruídos e nem polui

Como já dito anteriormente, sua fonte de energia é o sol, diante disso não gera poluentes e não agride o meio ambiente. Também não é preciso que locais sejam desmatados para sua instalação. Seus painéis podem ser instalados sobre os telhados dos imóveis.

Além disso, para a geração de energia utiliza um processo fotoquímico, isto é, sua energia é gerada dentro de cada uma das células que compõem o sistema, de maneira totalmente silenciosa.

Sendo assim, o sistema de energia solar é considerado amigo do meio ambiente, sendo um dos mais sustentáveis sistemas de energia alternativa.

 

Fácil de ser instalada

A instalação do sistema fotovoltaico é simples e rápida.

Normalmente  apenas requer fixação das placas solares sobre os telhados ou sobre local escolhido, e instalação de eletrodutos e quadros elétricos.

Deste modo uma das vantagens que atraem o consumidor a escolher este sistema é a fácil e descomplicada instalação.

 

Exige pouca manutenção

Outra vantagem que você terá ao escolher o sistema solar é não ter altos gastos com manutenção.

Os painéis solares sofrem poucos desgastes ao longo de seu uso, além disto quando bem projetados e instalados exigem poucas manutenções.

Sendo apenas necessário a limpeza dos módulos duas vezes ao ano, com a finalidade de remover a sujeira acumulada sobre as placas. Porém é interessante fazer uma manutenção preventiva ao ano, a fim de manter as boas condições de funcionamento dos painéis.

 

Vida útil longa

O tempo médio de eficiência de um sistema de energia solar fotovoltaica é de 25 anos, o que o torna um sistema com um ótimo custo benefício.

Além disso, o tempo de retorno deste investimento é relativamente rápido, sendo possível ter retorno financeiro em um período que varia de 3 a 7 anos após sua instalação.

 

Redução dos gastos com energia elétrica

A redução na conta de energia é sem dúvida uma das maiores vantagens, e motivo pelo qual as pessoas buscam pela instalação dos sistemas fotovoltaicos.

O motivo é óbvio, segundo a ABSOLAR, a economia pode chegar a 95% na conta de energia elétrica. Sendo assim, reduz significativamente as despesas.

 

Desvantagens da energia solar

Não possui geração de energia a noite

Uma das maiores desvantagens da energia solar é o fato de não gerarem energia à noite, pois necessita de irradiação solar.

No entanto, com a instalação do sistema on-grid você poderá utilizar a energia elétrica da concessionária para complementar a demanda do imóvel quando necessário.

Mudança na estética do imóvel

Apesar de ser algo  irrelevante neste caso, sendo que o objetivo maior é a economia e não a beleza, muitas pessoas podem se incomodar com a presença das placas fotovoltaicas no imóvel.

Então é preciso ficar ciente que na maioria das vezes as placas vão ser fixadas sobre o telhado para receber maior incidência de sol, e que será possível enxergá-las ao olhar para o imóvel.

Valor inicial de investimento pode ser considerado alto

Embora muito difundido em nosso país, o custo para implementação de geradores de energia solar ainda podem ser considerados altos para algumas pessoas.

Diante disso, muitos acabam não aderindo a estes sistemas.

Contudo vale ressaltar que existem vários incentivos e linhas de financiamento para investimentos em recursos renováveis. Além disso, lembre-se que a longo prazo, a economia com energia será muito maior que o valor investido.

 

Apesar de o custo inicial de instalação de energia solar fotovoltaica ser considerado inicialmente uma desvantagem, quando colocamos na ponta do lápis e fazemos a conta, é possível perceber que esse investimento inicial trará muitos benefícios, como a economia na conta de energia no longo prazo.

Além disso, existem iniciativas como o IPTU verde, em alguns municípios, que concedem descontos no tributo a quem adere a práticas sustentáveis.

Após analisar as vantagens e desvantagens da energia solar podemos concluir que essa é uma ótima opção de investimento.

Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica estima-se que até 2040 a produção de energia solar fotovoltaica chegará a 32% da matriz energética do país, superando a fonte hídrica.

Por este e outros motivos, o sistema de energia solar fotovoltaica é uma das formas de geração de energia renovável que mais cresce.

Diante disso, as vantagens de investir em energia solar continuam só aumentando, sendo as desvantagens neste contexto praticamente irrelevantes.

E você quer fazer parte deste grupo de pessoas que investe em tecnologias sustentáveis, que ajudam a proteger o meio ambiente e ainda economizam energia elétrica e dinheiro?

Entre em contato conosco, que ajudaremos você a entender um pouco melhor as vantagens deste investimento!