![exemplo de instalação de energia solar em condomínios](https://santsolenergia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/blog3-900x475.jpg)
A energia solar proporciona economia de energia. Imagine utilizar energia solar em condomínios. Confira os benefícios em um local onde há inúmeros consumidores.
Dentre as energias alternativas, a energia solar é a que atrai maior números de investidores, pela simples razão de que em nosso país há incidência solar em boa parte do ano, gerando energia praticamente o ano inteiro.
Com os altos gastos para manter as áreas comuns nos condomínios, muitas vezes o valor gasto pelos condôminos pesa no bolso. Sendo a energia elétrica o insumo que mais gera despesas, o uso de energia solar em condomínios é uma boa alternativa para reduzir as despesas individuais e de todo o condomínio.
Além de proporcionar economia de energia para os condôminos, o uso de energia solar em condomínios é uma forma de gerar energia de maneira sustentável e agregar valor ao imóvel.
Como Funciona
Independentemente do local onde serão instalados as placas solares funcionam da mesma forma, resumidamente:
- Captam a luz solar e convertem em energia elétrica;
- O inversor por sua vez capta esta energia alterando suas características para serem compatíveis com a rede e então envia para o quadro de distribuição;
- Essa energia é então utilizada pelos aparelhos, e quando há sobra, é injetada na rede elétrica da concessionária, gerando créditos energéticos;
- Quando não há energia suficiente gerada pelos painéis, usa-se energia elétrica, contudo este gasto é abatido pelos créditos gerados.
Energia Solar em Condomínios
De modo geral há duas maneiras distintas de distribuir energia solar em um condomínio. Sendo uma através da geração para áreas compartilhadas, que supre demandas de áreas de uso comum. E a segunda por meio da geração para atendimento de múltiplas unidades consumidoras.
No caso de energia solar em condomínios, ao invés de um sistema em cada unidade, um único sistema central é instalado na área comum do condomínio.
Assim, quando há pouca incidência solar e for necessário utilizar energia elétrica, esta energia gasta é descontada dos créditos gerados, acarretando num gasto mínimo com a fatura de energia elétrica, nestes casos.
Geração para áreas compartilhadas
Neste tipo de modalidade a energia solar em condomínios é utilizada para suprir a demanda em áreas comuns, como hall de entrada, piscina, salão de festas e academia, por exemplo.
Sendo a energia elétrica um dos maiores gastos no condomínio, quando este gera sua própria energia, os gastos mensais com este insumo caem consideravelmente.
Diante disso é preciso que todos os condôminos aprovem a instalação do sistema no condomínio.
Geração para múltiplas unidades consumidora
Na geração de energia para múltiplas unidades consumidoras, a energia gerada é distribuída entre os moradores de forma individualizada.
Deste modo cada condomínio receberá sua parcela de energia de forma igual ou de acordo com o que foi decidido entre todos os moradores.
Vantagens de instalar energia solar em condomínio
Economia
O sistema fotovoltaico pode reduzir até 95% a conta de energia elétrica. Imagina isto aplicado em um condomínio, que além de moradias, conta com áreas comuns, como piscinas e elevadores?
Essa economia será muito maior, compensando o valor gasto para sua instalação. Além disso, diminui assim o valor mensal do condomínio.
Retorno do Investimento
O custo inicial para este tipo de investimento pode ser considerado alto para muitos. No entanto, todo o valor investido acaba retornando para o consumidor.
Isto porque a economia anual será consideravelmente alta e em poucos anos o valor investido consequentemente será pago com esta economia.
Diante disso, após poucos anos o investimento se pagará, e depois disto os condôminos poderão apenas usufruir e aproveitar o valor menor do condomínio.
Valorização do condomínio
Algumas pesquisas apontam que muitas pessoas procuram por imóveis sustentáveis. Diante disso condomínios com energia solar podem sofrer uma valorização de cerca de 30% em cima do preço de venda ou de aluguel.
A energia solar em condomínios agrega valor no imóvel, porque torna o imóvel mais sustentável, além de gerar diminuição dos gastos ao bolso do morador.
Sustentabilidade
Além do sol ser uma fonte de energia presente o ano inteiro em nosso país, também é uma fonte de energia limpa e renovável.
Por este motivo o sistema de geração de energia solar é um dos mais procurados, visto que sua fonte de energia é gratuita e farta, tornando-o um dos sistemas mais eficientes e sustentáveis.
É possível financiar a energia solar em condomínios?
Cada dia mais a instalação de energia alternativas vem sendo incentivada, e a energia solar em condomínios não é diferente.
Através de auxílios e incentivos governamentais as alternativas de financiamento de energia solar vêm sendo ampliadas a cada dia.
Deste modo qualquer consumidor tem a possibilidade de se enquadrar em uma linha de crédito junto a uma agência bancária.
Estes financiamentos podem ser personalizados de acordo com o cliente, com taxas competitivas e parcelamentos de acordo com as necessidades de cada um.
Finalizando…
Independente do tamanho do imóvel, o uso da energia solar em condomínios passou a ser uma opção vantajosa para a economia com gastos comuns com energia elétrica.
Como conseguimos notar, o uso de energia solar em condomínios traz inúmeros benefícios, redução de custos com energia elétrica, proporciona valorização ao imóvel, além de se tornar mais sustentável, através da geração de energia própria.
Que tal usar energia solar em seu condomínio? Entre em contato com a nossa equipe! Ajudaremos a tirar todas as suas dúvidas!