![financiamento para energia solar, uma ideia para economia por meio da instalação de placas solares](https://santsolenergia.com.br/wp-content/uploads/2022/01/financiamento-para-energia-solar-900x475.jpg)
Pensando em fazer um financiamento para energia solar? Saiba tudo sobre esse tipo de financiamento e suas peculiares!
A energia solar é a energia obtida através da luz e do calor do sol, aproveitada por diferentes tecnologias como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica e a energia heliotérmica.
A energia solar é fonte de geração de energia renovável e sustentável, captada pelas placas fotovoltaicas, e transformada em corrente elétrica que será utilizada nas residências, indústrias, comércios entre outros.
Muitas pessoas ainda têm a ideia que a energia solar tem um custo elevado e é acessível para poucos. Mas, um sistema de energia solar fotovoltaica tem uma durabilidade de 25 anos ou mais, e retorno financeiro garantido. Além disso, há possibilidade de financiamento com condições especiais para cada caso. Acompanhe nosso texto e saiba tudo sobre o financiamento para energia solar!
O que é um financiamento para energia solar?
O financiamento é uma operação financeira onde uma instituição bancária ou um agente financeiro oferece recursos para pessoas físicas ou jurídicas que desejam fazer um investimento pré acordado entre as partes.
Essa operação conta com juros embutidos que favorecem ambas as partes, isso facilita o acesso para mais pessoas que querem investir nessa fonte de energia. Como o investimento inicial é considerado alto, muitos consumidores estão buscando por linhas de financiamento para investir neste ramo.
O investimento em energia solar é seguro, pois a inflação da tarifa de energia elétrica é uma certeza. O consumidor torna-se imune aos aumentos tarifários ao adquirir o sistema de energia solar fotovoltaico.
Tipos de juros para financiamento de energia solar
Os tipos de juros usados para o financiamento neste caso pode ser:
Pré-fixado: o valor de cada parcela é igual até o final do contrato, e o cliente sabe o valor total a ser pago, sem mistérios.
Pós-fixado: as taxas podem mudar conforme os índices de inflação, ou seja, variam de acordo com a estabilidade econômica do país.
A escolha da taxa de juros vai depender da situação e do perfil de cada cliente.
O que é necessário para o financiamento?
Para fazer o financiamento é necessário ter o orçamento do sistema solar a ser instalado, seja residencial, comercial ou industrial. Com o orçamento em mãos, o próximo passo é negociar valores com os fornecedores e escolher aquele com maior custo benefício que fará o serviço de instalação das placas.
Após esse processo, você pode ir até uma instituição financeira para análise de crédito e conhecer as linhas de crédito disponíveis. Cada instituição financeira exige documentos específicos, mas, no geral, para pessoas físicas, além do orçamento é preciso ter comprovante de endereço, identidade e declaração de imposto de renda.
Já para pessoas jurídicas, é exigido o contrato social, declaração de imposto de renda dos sócios, balanço dos últimos meses, relatório contábil e outros documentos. Após a aprovação do financiamento, o valor da operação é depositado pela instituição financeira para o fornecedor escolhido.
Linhas de financiamento para energia solar
Para os consumidores que não têm condições de pagar a vista pela instalação das placas solares, o ideal é procurar uma linha de financiamento adequada para a situação.
No Brasil, são oferecidas em torno de 60 linhas de financiamentos para energia solar, cada uma com características específicas para atender aos diferentes perfis de clientes e empreendimentos.
Cada caso deve ser verificado, pois nem todas as opções de financiamentos se encaixam para todos os perfis de clientes, tipos e tamanhos dos sistemas. Essas opções de financiamento podem ser com ou sem entrada e o valor financiado pode ser total ou parcial.
Conheça algumas linhas de financiamento oferecidas:
Banco do Brasil
O Banco do Brasil oferece algumas linhas de financiamento para energia solar, como a linha Pronaf Eco e a FCO (Fundo Constitucional de Financiamento Centro-Oeste).
A linha PRONAF Eco é destinada a produtores rurais e agricultores, com o objetivo de investir em projetos sustentáveis, que contribuam com a sustentabilidade, recuperação ambiental, e que melhorem a produtividade rural. Uma das melhores linhas de financiamento de tecnologias de geração de energia sustentável, com juros de 2,5% ao ano, prazo para pagamento de até 12 anos e carência de até 8 anos.
Já a linha do FCO tem duas divisões principais:
FCO Empresarial: Para pessoas jurídicas de direito privado que se dedicam a atividades nos setores industrial, agroindustrial, mineral, turístico, comercial, de serviços e de infraestrutura econômica. Inclusive podem participar do FCO empresas públicas não dependentes de transferência financeira do poder público;
FCO Rural: Para os produtores rurais, tanto pessoas físicas como jurídicas, bem como cooperativas e associações com atividade rural. Os estados atendidos por essa linha são o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As taxas são variáveis entre 6,75% até 10% ao ano, conforme o segmento e porte da empresa.
Banco do Nordeste
A linha de financiamento FNE Sol (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) garante a aquisição de todos os itens para geração centralizada e sistemas de micro e minigeração distribuída de energia de acordo com as fontes renováveis, para consumo próprio dos empreendimentos.
O FNE atende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e as regiões do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santos.
Essa linha atende empresas industriais de todos os portes, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços, além de produtores e empresas rurais, cooperativas de produtores rurais e associações legalmente constituídas.
O financiamento pode ser de 100% do valor a ser investido, com juros entre 6,5% e 11% ao ano. O prazo para pagamento é de até 12 anos, com carência de até 6 meses para empresas e produtores rurais. Já o prazo para pessoas físicas é de até 8 anos, com carência de até 6 meses.
Sicoob
O Sicoob oferece uma linha de financiamento para energia solar que facilita a montagem e instalação dos sistemas. É destinado para pessoas físicas e jurídicas associadas ao Sicoob. Com taxas de juros entre 0,95% e 1,10% ao mês. O financiamento pode ser de 100% do valor com prazo de 72 a 120 meses para pagamento, com carência de até 6 meses..
Sicredi
O Sicredi tem uma linha específica de financiamento para aquisição de tecnologias que fazem uso da energia solar. Pessoas físicas e jurídicas associadas à Sicredi podem solicitar esta linha de crédito. Com taxa de juros entre 1% e 3% ao mês, sendo que o valor pode ser 100% financiado com prazo de até 120 meses para pagar.
Santander
O banco Santander incentiva a utilização de energia por meio de fontes renováveis, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas e produtores rurais, que não necessitam ser associados.
Com taxas de juros de 0,99% ao mês, prazo de 72 meses e carência de 6 meses para começar a pagar. O valor do sistema de energia solar pode ser 100% financiado.
BNDES Finame
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) trabalha com algumas linhas de financiamento para energias renováveis. Como a Inovagro que faz parte do Plano Safra e tem por objetivo incentivar projetos de investimento de inovação tecnológica para o setor do agronegócio, destinado a produtores rurais e cooperativas. As taxas de juros são de 6% ao ano, com prazo de pagamento de 10 anos e carência de até 3 anos.
Vale lembrar que os bancos têm linhas de financiamento específicas para o investimento em energia solar, tornando esse processo mais viável e sem burocracia.
Uma das estratégias adotadas pelo bancos para atrair clientes que buscam por esse tipo de financiamento é que a parcela do financiamento seja proporcional ao valor máximo que o cliente está pagando na sua fatura de energia elétrica mensal.
Desta forma, é evitado que o cliente tenha mais um custo mensal além da fatura de energia, ou seja, a parcela do financiamento para instalação da energia solar.
Portanto, para contratar ou simular um financiamento de energia solar é necessário entrar em contato ou ir até uma instituição financeira, com um orçamento de projeto para instalação das placas fotovoltaicas.
É importante tirar todas as dúvidas antes da contratação do financiamento, pois o mercado financeiro sempre tem mudanças nas taxas e prazos para pagamento. É ideal verificar qual das linhas atende às suas necessidades para fazer a melhor escolha.
Para conhecer nossos projetos entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas! Temos unidades nas cidades de Concórdia – SC, Erechim e Estrela – RS, e também em Recife – PB.