![técnico realizando instalação de energia solar](https://santsolenergia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/blog4-900x475.jpg)
A instalação da energia solar fotovoltaica é mais simples do que a maioria das pessoas pensa, podendo ser dividida basicamente em 7 etapas. Confira!
Com o constante aumento na conta de energia elétrica, a cada dia cresce mais a procura de opções alternativas de geração energética. Assim, o uso de energia solar como meio de geração de energia própria, além de ser sustentável, pode reduzir em até 95% a fatura de energia elétrica.
No entanto, para ser eficiente e não acarretar danos materiais e financeiros, é necessário que a instalação seja feita por uma empresa e equipe especializadas. Por isso, para simplificar e desmistificar a ideia que as pessoas têm de que este processo é complicado e burocrático, dividimos todo o processo de instalação de energia solar em 7 etapas. Confira!
Decisão
Todo e qualquer processo parte de uma decisão. Isto significa que é preciso que cada um avalie suas necessidades, levando em consideração seu orçamento e objetivos.
Através de pesquisas na internet, conversa com pessoas que possuem energia solar instalada e empresas especializadas, fica mais fácil entender as vantagens e assim tomar a decisão de investir e fazer a instalação de energia solar.
Procurar uma empresa especializada
Após tomar a decisão de implantar a geração de energia solar no seu imóvel é importante procurar uma empresa especializada no assunto. Isso porque a empresa estará apta a te ajudar, encontrando a melhor solução para suas necessidades.
Uma equipe técnica, composta por técnicos e engenheiros, será responsável por avaliar pontos, como por exemplo, melhor local de instalação dos painéis, quantidade de placas necessárias, entre outras. Além disso, também é responsável por realizar todo o processo desde o projeto, até a instalação e as questões burocráticas junto à concessionária.
Estes profissionais são capazes de analisar a viabilidade técnica de cada imóvel e decidir qual o melhor sistema e forma de instalação. Por isso é tão importante buscar por uma empresa especializada em instalação de energia solar.
Analisar a conta de energia elétrica
Com a conta de energia elétrica em mãos fica mais fácil os profissionais avaliarem o seu consumo.
Assim, com base nos números apresentados na conta de energia elétrica os responsáveis poderão entender de forma mais clara como deve ser o projeto do sistema de energia solar para sua empresa ou residência.
Orçamento para a instalação de energia solar
Através da avaliação inicial da conta de energia elétrica e tendo em mente qual seria a melhor opção de sistema adotado é possível realizar um pré orçamento.
Simplificando, é com base nestas informações da conta de energia elétrica e cidade onde o sistema será instalado que o valor médio da instalação de energia solar será calculado.
Projeto
Para que esta fonte de energia seja homologada junto a concessionária é necessário que haja um projeto, devendo este seguir alguns parâmetros impostos por normas e legislações vigentes.
O responsável técnico ficará encarregado por realizar:
- visita técnica ao local onde pretende-se fazer a instalação da energia solar;
- análise da conta de energia elétrica;
- verificar as condições estruturais do imóvel, no caso dos painéis serem fixados no imóvel;
- levantamento de custos para instalação da energia solar;
- cálculos de dimensionamento do sistema conforme objetivos de geração de energia do cliente;
- análise da viabilidade da instalação do sistema escolhido junto à concessionária e encaminhamento da documentação necessária para a homologação.
Além de ser responsável pela realização do projeto, ele é responsável por realizar todo o processo de regularização e liberação junto à distribuidora, para a instalação da energia solar.
Instalação de energia solar
Após o projeto estar pronto e devidamente aprovado pela concessionária, é realizada a tão esperada instalação da energia solar.
Esta etapa, como qualquer outra, deverá ser realizada por equipe especializada, pois a má instalação poderá ocasionar prejuízos materiais e financeiros ao cliente. Como exemplo, uma instalação realizada de forma incorreta pode ocasionar um curto circuito que provoque a queima dos painéis fotovoltaicos.
Este processo parece complicado, mas na realidade é relativamente simples. Para você entender um pouco mais de como é realizada esta instalação, listamos as etapas em 5 passos básicos.
Como é feita a instalação de energia solar?
Para entender um pouco melhor como é feita a instalação dos painéis solares, precisamos conhecer mais sobre quais os componentes que fazem parte deste conjunto.
O kit gerador de energia solar como é chamado, é composto por um conjunto de placas solares, cabos, estruturas de fixação, inversor solar e string box, além de todos os materiais necessários para sua instalação, como buchas e parafusos.
Contudo vale ressaltar que alguns itens podem sofrer variação conforme o sistema escolhido (on grid ou off grid) e de acordo com as caraterísticas do local onde será instalado.
Porém o passo a passo para a instalação de energia solar pode ser resumida em 5 tópicos:
- Preparação do local de instalação do painéis solares (limpeza, nivelamento, entre outros);
- Fixação dos suportes e trilhos onde os painéis solares serão presos;
- Instalação da infraestrutura elétrica necessária;
- Instalação das placas solares sobre os suportes e trilhos e conexão dos cabos;
- Conectar os painéis solares ao inversor solar e realizar a instalação do inversor na rede elétrica particular.
Homologação do sistema
A homologação do sistema fotovoltaico é o processo realizado junto à concessionária de energia elétrica, onde é realizada a fiscalização do sistema solar instalado, analisando se a instalação foi realizada de acordo com o projeto encaminhado e com especificações estabelecidas por normas.
A homologação é importante para garantir a segurança tanto da equipe que realiza a instalação, quanto das pessoas que residem no imóvel.
Além disso, é por meio do processo de homologação que a energia excedente gerada, e que não for consumida, é liberada para ser injetada no sistema da concessionária, gerando créditos energéticos, no caso da escolha do sistema on grid.
Todo este processo parece longo e complicado, porém ao contratar uma empresa confiável e especializada, ele se torna simples e rápido. Isto porque ela ficará responsável por realizar todo o processo para o cliente, desde a análise inicial até a homologação junto a concessionária.
Assim o cliente não precisa se preocupar com cada etapa da instalação de energia solar, que será realizada rapidamente e sem burocracia!
Se está pensando em realizar a instalação de energia solar em seu imóvel, entre em contato com a nossa equipe. Contamos com uma equipe técnica especializada que realizará todo este processo para você!