imagem representando a natureza, para associar com o IPTU verde

Conheça a iniciativa do IPTU Verde que concede descontos para quem aderir às práticas sustentáveis e conscientes em suas construções e empreendimentos!

O IPTU é o imposto predial e territorial urbano cobrado para todos que possuem imóveis em áreas urbanas. O valor varia conforme a localização e o valor do imóvel, sendo que cada município tem poder de definir a forma e data de pagamento.

Este imposto está previsto no artigo 156 da Constituição Federal de 1988, sendo de competência do município cobrar o imposto sobre toda propriedade imobiliária. Seja casa, apartamento, prédios comerciais, terrenos e outros imóveis situados em áreas urbanas.

Dessa forma, alguns municípios criaram uma iniciativa chamada de IPTU Verde. Modelo sustentável a fim de reduzir o custo deste imposto contribuindo com uma cidade mais sustentável na preservação do meio ambiente. Acompanhe nosso texto e saiba mais!

IPTU Verde o que é?

O IPTU Verde é uma iniciativa de alguns municípios, que oferecem descontos para os contribuintes e empresas que adotam soluções práticas e sustentáveis em seus imóveis. A aplicação deste incentivo, o valor do desconto e as regras necessárias para ter direito ao desconto variam de município para município.

Atualmente vários municípios brasileiros implantaram a iniciativa do IPTU Verde, como a cidade de Recife, no estado de Pernambuco. O abatimento pode chegar a até 10% no imposto e pode durar até 10 anos, visando estimular a construção de edificações que reduzam os danos ao meio ambiente.

Quais práticas sustentáveis dão direito ao desconto?

O IPTU Verde concede descontos para quem optar por soluções sustentáveis em suas casas, empresas, comércios. As ações adotadas podem ser: sistemas para captação de água da chuva, sistema para reutilização da água, sistema de energia solar fotovoltaica, arborização no calçamento, disposição de áreas verdes, separação dos resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem de resíduos inorgânicos, utilização de lâmpadas de LED e telhado verde.

Atitudes e práticas sustentáveis devem ser cumpridas para obter a certificação em cada município, o que garante os descontos no IPTU.

Além de melhorar a qualidade de vida e obter descontos no IPTU, investindo em um sistema de geração de energia fotovoltaico, também é possível economizar na fatura de energia no final do mês. A redução pode chegar aos 95% no valor da sua conta de energia elétrica.

Essa energia limpa, renovável e inesgotável, é gerada através da conversão da energia solar em energia elétrica,que não agride o meio ambiente, reduz a poluição e melhora a qualidade de vida.

Quem tem direito ao desconto do IPTU Verde?

A iniciativa é um estímulo para todos aderirem às práticas sustentáveis, seja nas novas edificações que estão sendo construídas como também nas edificações que já estão prontas. Podem participar desta iniciativa contribuintes de casas, apartamentos, comércios e indústrias.

Para ganhar o desconto é necessário comprovar que foram implantadas as ações e práticas necessárias. E assim o desconto será concedido, conforme definições e regras estabelecidas por cada município.

Quais os objetivos e benefícios dessa iniciativa?

O principal objetivo desta iniciativa é incentivar e conscientizar os contribuintes a adotar práticas sustentáveis em suas construções e empreendimentos. Deste modo, a iniciativa visa incorporar, aos poucos, alternativas sustentáveis e ecológicas em boa parte das construções dos municípios. Principalmente aquelas voltadas ao consumo de energia e utilização dos recursos hídricos.

Com a iniciativa, o contribuinte consegue economizar, ganhando desconto na alíquota do IPTU. Mas também nas faturas de água e energia, com a utilização de sistemas que reduzem o consumo e os custos no final do mês. São práticas simples, fáceis de serem adotadas no dia a dia e que geram grande economia para os contribuintes.

Além de promover a preservação do meio ambiente e gerar economia para as empresas, adotar práticas sustentáveis traz outras vantagens.

Nas cidades em que o IPTU Verde foi adotado, as práticas contribuem para a gestão municipal. As cidades com problemas como enchentes têm a possibilidade de incentivar a captação da água da chuva para reaproveitamento posterior e incentivar a ampliação das áreas permeáveis. Com o reaproveitamento da água da chuva, as cidades que sofrem com a falta de chuvas e o desabastecimento de água em períodos secos, têm a opção de reuso.

Os empreendimentos e empresas podem se beneficiar desta iniciativa para ganhar o desconto no IPTU, além de trazer eficiência operacional, e sustentabilidade.

Verifique se o seu município já adotou a iniciativa do IPTU Verde, se informe sobre as práticas sustentáveis que você pode adotar em sua casa ou empresa, para ganhar os descontos, pois faz bem para o meio ambiente, para você e para o seu bolso!

Contamos com uma equipe técnica especializada na cidade de Recife – PE, que também adotou a iniciativa do IPTU Verde. Entre em contato com nossa equipe para saber mais e tire todas as suas dúvidas.