![Kit de Energia Solar](https://santsolenergia.com.br/wp-content/uploads/2021/08/blog6-900x475.jpg)
O kit de energia solar é utilizado para geração de energia elétrica a partir da luz solar. Contudo seus componentes podem sofrer variações. Saiba mais!
Um kit de energia solar é um conjunto de módulos fotovoltaicos e outros equipamentos que são utilizados para gerar energia alternativa, através da luz solar. Os componentes de cada kit podem sofrer variações de acordo com sua finalidade de uso.
Contudo, normalmente um kit é composto por um conjunto de placas solares, inversor solar, cabos e estruturas para fixação, string box e outros equipamentos e materiais necessários para sua instalação.
Quais os kits de energia solar mais utilizados?
Kit de energia solar fotovoltaica on grid
O kit de energia solar On Grid tem a capacidade de transformar a energia emitida pelo sol em energia elétrica através de um conjunto de equipamentos.
Este sistema é composto por painéis solares, inversor solar, cabeamento e controlador de carga.
Neste kit de energia solar durante o dia há geração de energia e quando não tem incidência solar utiliza-se energia elétrica vinda da rede da concessionária. Isto porque o sistema on grid não utiliza armazenamento de energia.
O inversor é a peça chave neste sistema, este equipamento tem a função de converter a corrente contínua em corrente alternada, possibilitando o uso da energia elétrica nos imóveis.
Este sistema ainda permite que toda a geração de energia excedente e que não for utilizada pelo cliente, seja injetada na rede da concessionária. Isso gera créditos energéticos, que são abatidos na conta de energia elétrica em momentos em que o sistema não estiver gerando energia.
Desta forma é possível utilizar energia solar e energia elétrica quando necessário sem ter uma elevada conta de energia elétrica no fim do mês.
Kit de energia solar fotovoltaica off grid
O kit de energia solar Off Grid é um sistema que não fica conectado à rede elétrica, armazenando a energia solar excedente em baterias para ser utilizada nos momentos em que não há geração de energia.
Este sistema comumente é utilizado em locais onde não há rede elétrica. É composto pelos seguintes equipamentos:
- Painéis solares fotovoltaicos;
- Baterias para armazenamento;
- Inversor solar;
- Controlador de carga.
A diferença deste sistema para o on grid é que ele conta com baterias que armazenam energia para suprir o consumo a noite ou em dias em que não há geração de energia. Além dos convencionais kits de energia solar, podemos encontrar alguns kits solares para outras funcionalidades, são eles:
Kit de energia solar fotovoltaica rural
Como o próprio nome diz, é um kit de energia solar voltado para o meio rural. É indicado para irrigação de plantações, fonte de energia para cercas elétricas, bombeamento e refrigeração.
Este sistema funciona basicamente do mesmo modo que o kit convencional (On Grid). Contudo, quando não há geração de energia solar, em dias nublados ou à noite um conjunto de baterias instaladas é capaz de suprir a demanda.
Kit de energia solar fotovoltaica para iluminação
Este kit de energia solar normalmente vem montado como uma pequena luminária de jardim. O kit para iluminação é off grid, contendo pequenas baterias, controlador de carga, placa solar e luminárias.
Há ainda opções destinadas à iluminação pública que utilizam lâmpadas de led, baterias estacionárias, controlador de carga e os postes de iluminação.
Híbrido
Este sistema de energia solar permite operar ligado ou não a rede elétrica da concessionária. Apesar de ser um sistema muito eficiente, ainda é pouco utilizado.
De modo simples este kit mescla o modelo On Grid e o Off Grid, sendo capaz de injetar a energia gerada excedente e também armazená-la em um conjunto de baterias.
O que cada um dos componentes dos kits solares faz?
Como já citamos, cada um dos tipos de kit de energia solar pode conter equipamentos diferentes. Contudo explicaremos a função dos equipamentos mais comuns em ambos os kits, sendo eles:
Painel Solar
O painel solar é composto por um conjunto de módulos fotovoltaicos que captam e convertem a luz solar em energia elétrica. Este processo de conversão ocorre dentro de cada uma das células solares presentes nas placas.
A potência total de cada um dos painéis é a soma da potência que cada uma das células possui, deste modo é preciso ficar atento ao comprar seu kit de energia solar, pois este deve conter a quantidade de placas necessárias para suprir a demanda de consumo elétrico do imóvel.
Inversor
O inversor é o componente do kit de energia solar responsável por comandar tudo.
Sua função é adaptar a energia gerada em energia padrão da concessionária, transformando corrente contínua em corrente alternada.
Além disso, é responsável por gerenciar todo o fluxo energético, sendo sua função direcionar toda a energia excedente para outro local (injetar na rede da concessionária ou armazenar em baterias).
Contudo vale ficar atento que cada sistema deve contar com o inversor específico correspondente.
String-box (caixa de junção)
O string box faz parte do kit de energia elétrica, e seu papel é reunir todos os componentes garantindo proteção ao sistema. Esta proteção é feita através de fusíveis próprios que protegem o sistema contra curtos circuitos, sobrecorrentes e tensões provocados por raios.
Além disso, carrega também a chave interruptora, responsável por desligar o sistema para manutenções e inspeções necessárias.
Suportes
Estes componentes são essenciais em um kit de energia solar, eles ancoram e dão suporte aos painéis fotovoltaicos. Sua estrutura mantém o sistema em pé, protegendo as placas contra ações da natureza, como ventos e temporais.
Além disso, mantém as placas em inclinação ideal para que estas consigam captar a maior quantidade de incidência solar possível, aumentando a eficiência do sistema.
Cabos e conectores
Conjunto de cabos e materiais necessários para ligar todo o sistema e fazer com que este funcione de maneira adequada e segura.
Baterias
As baterias fazem parte do kit de energia solar off grid e híbrido. Elas são responsáveis por armazenar toda a energia solar excedente, para que ela seja utilizada nos períodos em que não há geração de energia solar.
Controlador de carga
Em sistemas híbridos é responsável por gerenciar o carregamento das baterias, evitando desperdícios e sobrecargas, aumentando a sua vida útil. A escolha de cada kit de energia solar dependerá de características do imóvel e região, bem como dos objetivos de cada cliente.
Por isso, é importante buscar empresas e profissionais qualificados para auxiliar na melhor escolha. Deste modo você terá um sistema eficiente e que gere economia de energia elétrica.
Entre em contato com a nossa equipe, contamos com profissionais especializados prontos para ajudar você a fazer a melhor escolha!