Programa viabiliza acesso a crédito para instalação fotovoltaica
O Plano Safra lançado pelo MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária vem para contribuir e facilitar a vida dos produtores do agronegócio, em especial para a transição energética.
Com um orçamento de mais de R$ 350 bilhões destinados a investimentos no setor agrícola, 27% a mais que no ciclo anterior, o plano fortalece a agricultura, oferecendo linhas de crédito com condições especiais.
A energia solar, como uma fonte limpa, inesgotável e de baixa emissão de carbono é um fator importante para o agronegócio sustentável, bem como a autonomia energética de fazendas, contribuindo desde o bombeamento e irrigação de água até a refrigeração de produtos alimentícios o que fortalece o agronegócio moderno e agrega valor a produção agrícola.
Um dos destaques desta edição é a atualização de linhas de crédito como o RenovAgro, onde é possível financiar práticas como a recuperação de áreas degradadas e a ampliação de sistemas de integração em lavouras.
As linhas de crédito contribuem na redução de taxas de juros e premiações por ações que contribuem para a sustentabilidade. No Programa de Financiamento a Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis, os produtores rurais têm a oportunidade de implementação de sistemas de geração de energia renovável.