Exemplo de sistema de energia fotovoltaica instalado

A energia fotovoltaica é uma maneira sustentável e econômica de gerar energia através da luz solar, saiba mais.

A gente sabe que o Brasil passa por períodos de economia instável. Com isso, frequentemente você é surpreendido com o reajuste no preço de insumos importantes para a manutenção da sua empresa, como é o caso da energia elétrica.

Uma pesquisa realizada pela Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, mostra que o custo com energia elétrica pode representar até 40% dos custos de produção de uma empresa. Ou seja, é um gasto relevante, e que tem grande impacto no custo final da produção.

Por isso, é essencial pensar em alternativas para diminuir os altos valores das contas de energia elétrica. Neste caso, uma ótima opção é a energia fotovoltaica, que além de gerar economia, é uma fonte de energia renovável, sustentável e inesgotável.

O que é energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é a energia obtida por meio da conversão direta de luz solar em eletricidade. Esse processo acontece através das células fotovoltaicas, que normalmente são feitas de silício.

A energia captada passa por equipamentos que transformam a corrente contínua em energia elétrica de corrente alternada. Assim, torna a energia produzida ideal para consumo, tanto em residências como em empresas ou propriedades rurais.

Quanto mais radiação solar incidir sobre os painéis fotovoltaicos, maior será a quantidade de energia elétrica gerada.

Quais os benefícios da energia fotovoltaica em relação à energia elétrica?

Investir em um sistema de energia solar fotovoltaica traz diversos benefícios, como a grande economia na conta de energia elétrica, que pode chegar a até 95%, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR.

Além disso, utilizando um sistema fotovoltaico de energia, sua empresa gera a própria energia, e fica protegida dos constantes aumentos na conta de luz. Essa economia impacta diretamente nos custos gerais da empresa, além de interferir nos custos para a produção e comercialização dos produtos, podendo se tornar uma vantagem competitiva.

O tempo de retorno do investimento em um sistema de energia fotovoltaica gira em torno dos 10 anos, dependendo do tamanho do sistema instalado. Existem também linhas de financiamento específicas para energia solar. Além disso, muitas vezes, a parcela do financiamento fica menor do que a conta de luz paga antes da instalação do sistema.

A sustentabilidade nas empresas também está cada vez mais em pauta, e investir em energia solar é uma excelente prática sustentável para sua empresa. Pois se trata de uma fonte inesgotável e renovável de energia.

Energia solar fotovoltaica x energia solar térmica

Além da energia solar fotovoltaica, existe a energia solar térmica, as duas são geradas com a luz solar, mas são utilizadas com finalidades diferentes:

A principal diferença entre elas é que a energia fotovoltaica gera eletricidade e a energia solar térmica é destinada ao aquecimento, pois usa a energia do sol para aquecer um fluido. Sua aplicação mais comum é para aquecer a água do chuveiro.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

O funcionamento de um sistema de energia fotovoltaica é baseado na utilização de painéis solares, que captam a luz do sol. E também no efeito fotovoltaico, que ocorre quando a luz solar colide com o silício presente no painel solar.

Esse efeito cria uma corrente elétrica contínua, chamada de energia solar fotovoltaica. Então, a energia gerada é convertida de corrente contínua em corrente alternada por um inversor solar e depois deste ponto, a eletricidade é distribuída.

Um sistema de energia fotovoltaica pode funcionar de duas formas: on-grid ou off-grid, dependendo do tipo de sistema instalado:

Sistema de energia solar on-grid (conectado a rede)

Um sistema de energia solar on-grid é conectado à rede pública de energia. Ou seja, quando a sua residência, empresa ou propriedade rural produzir mais energia do que o necessário, essa energia excedente é transferida para a distribuidora, gerando créditos de energia.

Caso o seu sistema não produza energia suficiente para suprir a sua necessidade, a ligação com a rede elétrica complementa a quantidade de energia necessária.

O sistema on-grid funciona da seguinte maneira:

  • Primeiro, a energia solar é captada por meio dos painéis fotovoltaicos, gerando energia de corrente contínua.
  • Depois, essa energia é transformada em corrente alternada, com o uso de um inversor solar.
  • Com a conexão com a rede pública de energia, a eletricidade gerada é utilizada na residência ou empresa.

Sistema de energia solar off-grid (autônomo)

Em um sistema off-grid, também chamado de autônomo, não existe a conexão com a rede pública de energia, e o imovel se torna autossuficiente energeticamente. Por isso, a energia excedente gerada por meio dos painéis solares precisa ser armazenada em baterias.

O sistema alimenta os aparelhos que precisam da energia de forma direta. E, por ser armazenada em baterias, a energia excedente pode ser utilizada em dias chuvosos ou durante a noite, quando não há produção de energia solar.

Esse sistema fotovoltaico funciona da seguinte forma:

  • Primeiro, assim como no sistema on-grid, a energia é captada por meio dos painéis solares, e a corrente contínua é transformada em corrente alternada.
  • Os aparelhos são alimentados de forma direta, e a energia excedente que é gerada é armazenada em baterias, que alimentam os equipamentos quando não há produção de energia.

O sistema off-grid é muito indicado para locais remotos, onde o acesso à rede pública de energia é difícil. Enquanto que o sistema on-grid é mais recomendado para áreas urbanas.

Viu como um sistema de energia fotovoltaica tem muitas vantagens? Agora que você já entendeu melhor sobre o assunto, confira a nossa página de projetos, e  conheça algumas obras que já executamos.