O uso de energia solar no agronegócio é uma ótima alternativa para reduzir os gastos no setor, confira!
Você sabia que os gastos com energia elétrica no agronegócio equivalem a uma grande parcela dos seus investimentos? Por isso o setor está em busca de alternativas que reduzam seu gasto com eletricidade!
O agronegócio é o setor que mais cresce e que mais gera renda para a economia brasileira. Contudo, seu alto gasto de energia elétrica afeta diretamente seu faturamento.
Quais problemas o alto custo da energia elétrica pode causar?
Boa parte do setor do agronegócio tem seus processos automatizados ou que dependem diretamente da energia elétrica, com isto geram um alto consumo de eletricidade mensalmente. Portanto, seu investimento para este insumo torna-se elevado e reduz consideravelmente sua renda, considerando que não gera retornos diretos.
Em um país onde o custo da tarifa elétrica é elevado, e vem sofrendo aumentos constantes, o alto valor pago na conta de luz faz com que o setor de agronegócio busque alternativas tecnológicas que reduzam seu alto gasto com eletricidade.
Quais as vantagens de utilizar energia solar no agronegócio?
Considerando os altos custos já mencionados, a energia solar no agronegócio vem sendo uma das alternativas mais promissoras. Com o uso da energia solar fotovoltaica as despesas com este insumo podem reduzir até 95%.
A energia solar no agronegócio traz inúmeras vantagens, entre elas:
- alta economia de energia elétrica;
- sua fonte de energia é o sol, uma matéria prima auto sustentável, limpa e renovável;
- baixo custo de manutenção;
- sistema simples e fácil de ser instalado;
- menos gasto com energia elétrica, maiores retornos financeiros;
- retorno do investimento de médio a longo prazo, visto que a eficiência dos painéis solares é de cerca de 25 anos;
Além disso, no sistema on grid, quando a geração de energia excede o que é consumido, a energia excedente retorna para a concessionária gerando créditos para a unidade produtora. Desta forma, estes créditos podem ser utilizados para abater gastos com energia elétrica dos meses posteriores.
Por isso, a procura por geração de energia própria incentiva os produtores rurais a investirem em energia solar.
De acordo com a ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o setor de agronegócio já é responsável por 8,7% dos investimentos em energia solar. Além disso, vem apresentando grande tendência de crescimento. Em 2019, por exemplo, este mercado cresceu mais de 200%.
Desta forma, o uso da energia solar no agronegócio brasileiro torna-se cada dia mais valorizado.
Quais são os usos da energia solar no agronegócio
Sem necessidade de grande infraestrutura, a energia solar no agronegócio pode ser aplicada nos mais diversos segmentos. Assim, contribui para a redução dos gastos e maior eficiência nos processos.
Algumas dos principais usos possíveis da energia solar no agronegócio são:
- cercas elétricas;
- produção leiteira;
- avicultura;
- armazenagem e secagem de grãos;
- controle de estufas;
- automação dos mais diferentes sistemas no agronegócio;
Contudo, apesar de um aumento em sua procura, a energia solar no agronegócio ainda não é acessível a todos, e pode representar um alto custo de investimento inicial.
Por isso, separamos algumas informações sobre linhas de crédito que podem ser utilizadas para implementação de energia solar no agronegócio. Em alguns casos, o valor pago pela parcela do financiamento é menor do que o pago mensalmente na fatura de energia elétrica.
PRONAF Eco
A linha PRONAF Eco é destinada a produtores rurais e agricultores. Ela tem como objetivo investir em projetos sustentáveis, que contribuam com a sustentabilidade, recuperação ambiental, e que melhorem a produtividade rural. Além disso, esta é uma das melhores linhas de financiamento de tecnologias de geração de energia sustentável.
INOVAGRO
Esta linha de financiamento faz parte do Plano Safra. Tem como propósito o financiamento para investimentos com instalação de sistemas de geração de energia solar em agronegócios, tempo em vista o melhoramento dos processos e melhor produtividade.
No ano de 2020/2021 foram destinados cerca de R$ 2 bilhões para investimentos em inovação para propriedades rurais.
Ou seja, investir em energia solar pode trazer grandes benefícios para o agronegócio. Além disso, é um investimento que possui retorno a médio e longo prazo. Se você deseja saber mais sobre energia solar e sobre as formas de investimento entre em contato conosco, que ajudaremos a sanar todas as suas dúvidas!